jueves, 19 de enero de 2012

Tomates hidroponia


Existem diferentes variedades de tomates, porque é um dos meios mais comuns de plantas hidropônicas. A principal vantagem do tomate é altamente resistente a condições ambientais adversas e por isso é recomendado como as primeiras plantas em hidroponia para iniciantes, e existem muitas variedades de crescimento hidropônico adequado casal. Também por isso a resistência natural de estufas de tomate produzi-lo comercialmente com grande sucesso. Se você pretende começar a fazer o hooby de hidroponia ou deseja ter um negócio de produção de tomate esta seção vai ajudar com alguns aspectos técnicos da produção e dicas para uma experiência mais satisfatória. Um vídeo muito interessante e informativo sobre cultivo do tomate convencional apresentado no vídeo seguinte link de tomates





1. Germinação de sementes de variedades de tomate


Na seção sobre a germinação de sementes pode encontrar mais informações sobre como aumentar a taxa de germinação e recomendações gerais estão aqui para discutir aspectos específicos de tomate. Existem variedades de estufas de tomate, especialmente resistir a este tipo de semente é o mais recomendado para sistemas hidropônicos, converse com seu fornecedor de sementes locais para obter mais informações sobre quais as sementes é o mais adequado para a produção de efeito estufa.


Coloque as sementes em cubos de lã industrial ou em pequenos recipientes com vermiculita ou perlite para iniciar a germinação. Para promover a germinação, conforme descrito na germinação de sementes de seção. Deixe a couve 2 ou 3 semanas até a altura da planta é de 8-10 cm. Quando os brotos têm chegado a este ponto está pronto para ser transplantadas para o sistema hidropônico ou no chão, dependendo da intenção da pessoa. Nesta seção, vamos discutir o crescimento em sistemas hidropônicos.


2. Transplante a planta de tomate


Nesta fase as mudas são transferidas de onde tenham vindo a crescer a utime 2 ou 3 semanas sistema hidropônico que você selecionar. Lembre-se que o tomate é uma planta resistente e na maioria dos sistemas é eficaz. Os sistemas NFT ou gotejamento são os preferidos pelos produtores comerciais. Selecionar o sistema que melhor se adapte às suas finanças e condições da planta actuales.Cada requer uma área de 0,2 a 0,3 metros quadrados para obter a quantidade certa de luz para o seu desenvolvimento. Isso indica que a distância entre plantas deve ser de 20 a 30 cm entre cada uma. Se este espaço for reduzido, haverá um concurso para a luz disponível causando uma diminuição no crescimento e produção. Se você quiser colocar as plantas mais próximas será necessário luz lâmpadas para suprir a deficiência (estas lâmpadas são comumente usados ​​em horticultura).


3. Polinização de tomate


Polinização é a transferência de pólen do estame para o estigma receptivo das flores na angiospermas para produzir frutos. Polinização é feita naturalmente por insetos e ar, mas em uma estufa de sistema fechado, pois isso não ocorre efetivamente. Se a polinização não tomar parte ativa será a quantidade mínima de fruta, mas tem uma alta produção de flores. Por isso, deve induzir a polinização de um manual ou mecanicamente. Em estufas comerciais, colméias são usados ​​para realizar a polinização das flores. Em operações menores penas vibrando são usados ​​para agitar as flores. Você pode usar uma escova de dentes elétrica. Coloque a caneta ou pincel no caule da flor por 3 a 4 segundos. Esta operação é feita quando a umidade baixa neste pode ser 10:00-12:00. Este é o momento onde os melhores resultados são mostrados porque é quando a flor é mais receptivo. Esta é uma operação que deverá ser executado todos os dias para a polinização eficaz.


4. Produção de tomate


Para a produção de tomate leva cerca de 9-10 dias. Desde a germinação até o primeiro fruto. Depois que a produção é contínua durante 10 a 11 meses. Essa é a vantagem de usar um sistema hidropônico em uma estufa com temperatura controlada sistema de produção pode ser estendida ao longo do ano, em vez de uma colheita por ano. Os mais velhos são plantas de produção mais baixos, então é recomendável para as plantas de sistemas de efeito estufa são substituídos a cada cinco meses, onde a produção atingiu o pico. A cada 5 meses devem ter a planta pronta para continuar ciclo de produção ininterrupta. O pH recomendado para a produção deve estar entre 6.0 e 6.3.


5. Deficiências nutricionais e toxicidade

Distúrbios alimentares podem ser complexos para prever, porque fatores como temperatura, umidade, horário de verão, doenças, etc. pode modificar a exigência da planta para um elemento químico. Além disso, a mistura de várias doenças pode mascarar a deficiência a ser corrigida. Portanto, em vez de corrigir o problema quando não parece ser prevenida para evitar problemas de nutrição e produção. Aqui estão os sintomas presentes no tomate quando há uma deficiência ou excedente gerado pela toxicidade química da planta.



1. Nitrogênio (N)

Deficiência: As folhas velhas são amarelas eo fruto é pequeno.

Excesso: Plant tem folhas verde escuro, mas com o funcionamento de um pequeno crescimento da raiz para queda de flores e produção de frutos baixa.

2. Fósforo (P)

Deficiência: O crescimento é lento e leva o fruto amadurecer, roxo abaixo folhas mais jovens.

Excesso: Não há sintomas, mas são deficientes em cobre (Cu) e zinco (Zn) quando há excesso de fósforo.

3. Potássio (K)

Deficiência: Old folhas amareladas pontos mortos, maturação irregular.

Excesso: Não é adsorvido sobre a planta quando há excesso desse elemento, mas gera altos níveis de deficiência Mg, Mn, Zn e Fe

4. Enxofre (S)

Deficiência: A deficiência de S é rara, mas tem amarelecimento das veias nas folhas caules jóvenesy roxo.

Excesso: As veias internas tornam-se amarelas e as folhas estão queimadas.

5. Magnésio (Mg)

Deficiência: Amarelecimento das folhas mais velhas dentro (use medicamento em spray de uma solução contendo sulfato de magnésio 10% nas folhas)
Excesso: Não há sintomas visuais.

6. Cálcio (Ca)

Deficiência: Fruit rot, amarelecimento das margens de plantas jovens. Quanto menor beeps parte roxa, folhas curvadas, o ponto mais alto podre ou morto. (Remedy usando uma solução de pulverização de 0,75-1,0 solução de nitrato de cálcio% ou 0,4% de cloreto de cálcio nas folhas)

Excesso: Não há sintomas visuais.

6. Ferro (Fe)

Deficiência: amarelecimento interno veias nas folhas jovens, amarelecimento das margens da folha estendendo para o centro das folhas. Abortos de flores. Quando o pH é a deficiência de alta gera Fe (remédio é uma solução de pulverização com 0,2% a 0,5% de ferro quelato cada 3 ou 4 dias nas folhas)

Excesso: Não há problema.

7. Cloro (Cl)

Deficiência: amarelecimento folhas murchas com o bronze. O crescimento da raiz parado.

Excesso: Dica da queda de folhas queimando folhas ou amarelecimento e nanismo.

8. Manganês (Mn)

Deficiência: Amarelecimento de folhas velhas para dentro, pálido folhas verdes com folhas mortas, algumas flores e frutas.

Excesso: Amarelecimento e nanismo.

9. Boro (B)

Deficiência: intervenal impasses amarelecimento das folhas superiores, folhas frágeis, esta deficiência produz deficiência de cálcio. (Remedy usar spray sobre as folhas com uma solução de 0,1 a 0,25% de bórax)

Excesso: Amarelecimento da ponta da folha gerando marrons tomar.

10. Zinco (Zn)

Fraquezas: Pontos cafés, folhas pequenas e às vezes longa e estreita (remédio é um spray sobre as folhas de uma solução de 0,1 a 0,5% da solução de sulfato de zinco)

Excesso: Normalmente acompanhado com deficiência tem Fe amarelecimento.

11. Cobre (Cu)

Deficiência: As folhas novas verde-escuras e de forma estranha, tubos enrolados, poucos ou nenhum flores.

Excesso: Redução de crescimento com sintomas de deficiência de Fe



12. Molibdênio (Mo)

Fraquezas: Amarelecimento das veias nas folhas mais velhas e as margens das folhas curvadas para cima. (Remedy spray de uma solução de 0,07 a solução de 0,1% do molibdananato de amônio ou de sódio nas folhas).

Excesso: As folhas levar um amarelo dourado.



Quando é detectada uma deficiência deve alterar a concentração da solução nutritiva. A deficiência dos elementos que são aumentados em 25% a concentração de 30%. Depois que o erro deve ser corrigido para reduzir este acordo para a mais adequada. Use uma solução de pulverização nas folhas é uma solução rápida, mas pode gerar queimar as folhas. Pulverizar suas plantas e poucos esperam para ver o efeito depois de vários dias e se o efeito é favorável você pode pulverizar todas as outras plantas.



1 comentario: