jueves, 3 de agosto de 2017

Existem várias alternativas de plantio de plantas sob o sistema hidropônico, inclusivamente um kit de hidroponia caseiro pronto a usar. Neste artigo vamos ensinar-lhe como construir um sistema hidropônico semelhante ao da imagem ao lado, chamado de NFT, simples e indicado para o plantio de alface, morango ou tomates.

Você pode facilmente colocá-lo no jardim, numa estufa pequena, afixado na parede ou até numa sacada. Para isso, reúna os materiais que constam da lista no final neste artigo e coloque mãos à obra seguindo os passos que indicamos em seguida!
3
Abra pequenos orifícios no tubo de PVC, alinhados e afastados em 15 cm uns dos outros. Neles você irá colocar sua planta em crescimento.

Prenda o tubo à parede ou fixe-o em uma estrutura instalada no chão, como a da imagem ao lado. É importante que haja um pequeno desnível no ou nos tubos, de forma a que a água circule. Tampe as extremidades dos tubos com a respetiva tampa.


Coloque a bomba no reservatório de água e conecte a ela a mangueira, que irá servir de tubulação de transporte da solução nutritiva das plantas. Em seguida, abra um orifício na tampa dos tubos para introduzir nela a outra ponta da mangueira. Ligue também o temporizador/timer para controlar a frequência com que o fluido irá circular, se bem que este passo é opcional.


Na outra extremidade do tubo de PVC, que deverá estar mais abaixo que a anterior, coloque uma segunda mangueira. Essa mangueira irá conduzir a solução novamente até ao reservatório. Apesar de no esquema ao lado a bomba de água se encontrar fora do reservatório, você pode guiar-se por ele para perceber o funcionamento deste sistema de hidroponia NFT.


Em seguida é o momento de colocar as plantas nos orifícios do tubo! Elas já deverão estar parcialmente desenvolvidas, ou seja, com raízes e algumas folhas, e devem ser inseridas em um recipiente que encaixe bem no orifício, como um copo de plástico esburacado. De forma a que se mantenham direitas, envolva-as em espuma, algodão ou coloque terra no copo.


Coloque a solução nutritiva no recipiente e ligue a bomba de água para que o seu sistema comece a funcionar. Pode adquirir a solução específica para o tipo de planta que pretende cultivar em uma loja de agricultura. Agora é só esperar pacientemente para que suas plantas se desenvolvam! No caso das alfaces, você poderá ir colhendo as folhas e manter no sistema o caule a raiz, de forma a não ser necessário repetir o plantio.







No hay comentarios:

Publicar un comentario