2leep.com

miércoles, 29 de febrero de 2012

Alface hidropônica: Hidroponia em casa

Alface hidropônica: Hidroponia em casaAlface (Lactuca sativa) é uma planta que geralmente cresce a usar o seu currículo como um vegetal. É geralmente consumido fresco, para além de outros alimentos, mas na China é consumido cozido e da lâmina é tão importante para os como o caule da planta. A variedade mais popular nos Estados Unidos está crescendo Iceberg compacta (como couve) e tem uma textura crocante.
Germinação de sementes de alface
Alface podem ser germinadas em espuma de poliuretano, como tomate e pepino. No entanto, as sementes de alface têm normalmente uma viabilidade muito pequena de modo que é necessário para fazer um teste de germinação com algumas sementes antes de tentar germinar em grandes números. Se você mantém as sementes na geladeira, pode ser viável por até 6 meses.
Uma recomendação para aumentar a germinação das sementes é colocar o anteriormente durante 2 horas em uma condutividade da solução nutritiva eléctrica igual a 0,5 mS/cm2. Após este as sementes foram colocadas em água a 40 ° C são esperados para germinar. Uma vez que as sementes foram germinadas eles devem ser rapidamente colocado a temperaturas entre 60 e 65 ° C. Após a germinação, e até o transplante, utilizando uma solução de 1,5 condutividade mS/cm2.
Alface faz melhor em sistemas do tipo NFT em tubos de PVC de 2 polegadas de diâmetro que os sistemas comerciais são claramente usado com amplo sucesso jangada.

O pH ideal para o crescimento de alface é entre 5,5 e 6 e da condutividade eléctrica do nutriente solción ideal deve ser entre 1 e 2,3 mS/cm2. No caso de haver dias a temperaturas acima de 80 ° F, a condutividade eléctrica deve ser reduzida a níveis de cerca de 1 mS/cm2.
Como alface hidropônica, recomendar um sistema de cascalho para apoiar e ser constantemente preenchido com solução nutritiva. Ambos os sistemas GTN como sistemas de vazante e de fluxo pode ser bem sucedido com esta planta.
Alface respondem bem a solução genérica explicadas nesta página se este é diluído com água para anteriomente condutividades explicadas. Optimamente, a solução deve ser usado para a alface é descrito nas soluções nutritivas deste sítio.
Cultivo de alface
Alface prefere climas frios, acima de 0 ° C, porque a planta não é resistente à geada. Deve também ter em mente que a planta vai rapidamente para a fase de floração acima 80-85 ° C, o que torna o solo praticamente gosto amargo e impróprios para consumo. O clima ideal para o cultivo de que entre 60 e 75 ° C. O tempo que toma geralmente uma cultura é entre 30 e 45 dias, embora claramente pode ser reduzido até 25 dias, se as condições são adequadas para a luz e nutrientes.

5 comentarios:

  1. Que produtos você recomenda para eu colocar na água corrente para cultivar alfaces e rúculas??
    quando falo produtos, quero saber de proteínas e proteger contra doenças.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. soluções concentradas, uma vez que, neste caso, é apenas necessário para dissolver num pouco de água para aplicação sobre as culturas.

      Soluções concentradas de nutrientes que contenham todos os elementos que as plantas necessitam para o bom desenvolvimento e produção adequada de raízes, bulbos, caules, folhas, flores, frutos ou sementes. Composição da adição de solução nutritiva para os elementos que as plantas extraídas de ar e água (Carbono, Hidrogênio e oxigênio) que consomem diferentes níveis de intensidade com o seguinte:
      - Necessário para a vida das plantas:
      Em quantidades que são necessários pelas plantas

      (Elementos)
      Nitrogênio Enxofre Ferro
      Cálcio, Fósforo Manganês
      Cobre magnésio, potássio
      zinco
      boro
      molibdênio
      - Útil, mas não essencial para a vida:
      cloro
      sódio
      silício
      - Desnecessário plantas, mas necessário
      para os animais que consumi-los:
      cobalto
      iodo

      Eliminar
  2. Estou apaixonado por esse tipo de cultivo. Será que não vende uma composição de nutrientes já pronta para colocar na água corrente de uma plantação hidropônica?

    ResponderEliminar
  3. SOLUÇÃO NUTRITIVA
    Na hidroponia todos os nutrientes são oferecidos às plantas na forma de solução. Esta solução é preparada com sais fertilizantes. Existem vários sais que fornecem os mesmos nutrientes para as plantas, deve-se optar por aqueles fáceis de dissolver em água, baixo custo e facilmente encontrados no mercado. As tabelas 04 e 05 apresentam alguns dos sais mais usados em hidroponia, sob a forma de macro e micronutrientes.


    Quadro 02 – Relações entre os teores foliares (g/kg) de N, P, Ca, Mg e S com os teores de K considerados adequados para diferentes culturas. Adaptado de Raij et. al. (1997).
    Não existe uma solução nutritiva ideal para todas as espécies vegetais e condições de cultivo. Cada espécie vegetal tem um potencial de exigência nutricional. (Teixeira, 1996).
    No Quadro 02. Apresentam-se as relações entre os teores foliares considerados adequados de N, P, Ca, Mg e S e os de K para diferentes culturas passíveis de serem cultivadas no sistema hidropônico – NFT. Embora haja diferenças nos teores de nutrientes em folhas em função de cultivares, épocas de amostragem e posição das folhas, os valores apresentados indicam que existem diferenças entre essas relações para as diversas espécies, considerando o desenvolvimento vegetativo adequado. (Furlani et. al. 1999).



    Tal fato deve ser levado em conta quando se utiliza uma única composição de solução nutritiva para o crescimento de variadas espécies vegetais.

    Por exemplo, quando se usa uma única solução nutritiva para o crescimento de diferentes hortaliças de folhas, pode-se antever que as plantas de espinafre e rúcula irão absorver maiores quantidades de cálcio que as plantas de agrião, alface e almeirão, para cada unidade de potássio absorvido. Se isso não foi considerado na reposição de nutrientes, ocorrerá deficiência de Ca para essas culturas com maior capacidade de extração. (Furlani et. al. 1999).


    Os produtores desejam freqüentemente obter uma fórmula ótima, que sirva para todas as culturas, mas isto não é possível. Existem muitas variáveis a considerar na nutrição de plantas, como:

    Espécie de planta – por exemplo a alface precisa mais de nitrogênio que o tomate
    Estágio de crescimento – plantas novas gastam menos nutrientes que as mais velhas
    Parte da planta que será colhida – se é folha ou fruto
    Estação do ano
    Temperatura e intensidade de luz.

    Para que as plantas tenham um bom desenvolvimento é necessário que haja um constante equilíbrio de nutrientes na água que banha as raízes das plantas, ou seja, ao longo do tempo e da formação das plantas os elementos essenciais (nutrientes) devem estar sempre à disposição, dentro de faixas limitadas, sem escassez nem excesso.

    7.3.1 SUGESTÕES DE SOLUÇÕES NUTRITIVAS

    Nos quadros 03 e 04 são apresentadas soluções nutritivas para tomate, pepino e alface (Castellane e Araújo, 1995). A diferença entre a solução A e a solução B está na quantidade de nitrato de cálcio. A solução A é usada na fase de crescimento da planta e a solução B na fase de frutificação. Como a formação de frutas exige mais quantidade de cálcio e nitrogênio é observado que a planta deve ter maior quantidade destes nutrientes à sua disposição nesta fase.

    Quadro 03 – Composição de soluções nutritivas 1/ para tomates, pepino e alface em sistemas hidropônicos abertos ou fechados.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.

    Os valores das temperaturas que você informou no texto estão errados. Elas estão expressas em °C quando os valores se referem a °F.

    Atenciosamente.

    ResponderEliminar